quarta-feira, 24 de agosto de 2011

(In)Exclusão digital

Estamos em mundo com constantes mudanças tecnológicas, em um mundo completamente egoísta onde o que importa é o que será bom a si próprio, não adianta pensarmos em um mudo que exista igualdade a todos, porque isso é ilusão. Com toda essa explosão de tecnologias surgindo a cada dia, parece algo escandaloso e bom para o mundo. Porém o que adianta só os que têm posses terem acesso a esse “Mundo” Pensando nisso, não pode destacar o fato de que poucas pessoas têm acesso às tecnologias.


Diante dessa realidade, observamos que a inclusão digital - é o nome dado ao processo de democratização do acesso às tecnologias da informação – só exista para os que possuam condições financeiras. Por mais tentativas que possam existir para a inclusão aos mais humildes, é impossível ainda afirmar essa “utopia”. Cerca de 75% da população mundial se encontra excluída digitalmente, pode-se dizer que é um alto índice de exclusão. Para que se possa haver realmente uma inclusão se é necessário um computador, acesso a internet e o domínio nesses instrumentos, pois não basta uma aulinha dada na escola se em casa eu não terei acesso a tal ferramenta.


 É bastante fácil falar que exista toda uma mobilização para que todos tenham direito, porém não conseguimos enxergar que possa vim há acontecer um dia esse acesso para os excluídos. E o engraçado é a sociedade querendo impor as pessoas que  tenham um Ipod, Iphone, tablet... Para está incluso socialmente. Não podemos ficar achando que está tudo bem, que mais do que nunca estamos vivendo uma inclusão digital, porque não estamos.
 É relevante se pensar em uma forma de inclusão para todos. Para que realmente este espaço de fato exista, é necessário pensar na população dos excluídos no "mundo digital", que por sinal não são poucos. No Brasil existe até algumas escolas públicas que possuem computadores e acesso a internet para os alunos, porém existe diversas unidades escolares sem tais ferramentos.



Retirado de http://tucanodaserra.wordpress.com/2010/03/29/o-mapa-da-exclusão-digital/


             Muitos podem até afirmar que com a demanda de Lan houses sendo abertas, isso pode de umuma certa forma haver a inclusão. Será mesmo uma inclusão? Não podemos esquecer par que se tenha uma uma inclusão é preciso ter acesso sempre e não de vez em quando.









             



Um comentário:

  1. Caras repórteres POLYANNA CRISTINA e NATASSIA ALMEIDA
    do blog sotafatos.blogspot.com,

    Na aula anterior pedi que vocês navegassem pelo projeto Reportaje 360º, do jornal colombiano El País. O tipo de reportagem ali apresentado prevê uma outra estrutura de contato com a notícia. Para o e-mail da dupla (se não, para o e-mail da turma...) foi enviada uma entrevista (arquivo em .pdf) com Felipe Lloreda, diretor de Novos Meios do El País, publicada na Revista Imprensa.

    Gostaria que vocês lessem o texto e apresentassem como postagem no blog uma SUGESTÃO DE PAUTA com tema livre a ser executada por vocês nas próximas semanas (a entrega definitiva é no dia 8 de OUTUBRO, teremos algumas orientações até lá) e que, assim como o projeto Reportaje 360º contemple, além de texto, vídeo, áudio e foto. O material, ao fim, deverá conter dois textos (mínimo 400 palavras cada), dois áudios (mínimo 1 minuto cada), dois vídeos (mínimo 30 segundos cada) e dez fotos (cinco para cada reporter). Eis o modelo:

    Pauta:
    Dupla:
    Editoria:
    Descrição:
    Objetivos:

    Estrutura (exemplo):
    Vídeo 1 - Sobre... Repórter:
    Áudio 1 - Sobre... Repórter:
    Texto 1 - Sobre...
    Vídeo 2 - Sobre...
    Áudio 2 - Sobre...
    Texto 2 - Sobre...
    Fotos - Sobre

    Hoje gostaria apenas que vocês elaborassem a pauta. E também começassem a seguir os perfis de Twitter e Facebook dos blogs de seus colegas de classe. As próximas atividades (relacionadas ao júri simulado) vão depender também dessas redes sociais.

    Abs e boa sorte,
    DBrito

    ResponderExcluir