O Sistema único de Saúde (SUS), iniciou no dia 13 de agosto a segunda fase da campanha de vacinação contra a paralisia infantil. Segundo o Ministério da Saúde (MS), o propósito desse ano é imunizar cerca de 14 milhões de criança, chegando quase aos 100% da meta. Para atingir a meta de imunização, já foram distribuídas 24 milhões de doses.
Todas as crianças menores de 5 anos devem ser vacinadas. E os pais que não puderam levar as crianças, devem procurar alguma unidade de saúde, pois a vacina continuará disponível na rede pública durante o ano todo. A vacina é via oral e encontrada todos os postos de saúde.
Vale salientar que a doença infecto-contagiosa, causada pelo vírus poliovírus e possui três sorotipos. Caso seja infectada, a criança pode adquirir lesões que afetam o sistema nervoso e provocam a paralisia. A contaminação acontece, principalmente, por via oral. Os indivíduos contaminados liberam grande quantidade do vírus nas fezes.
Sendo assim, durante a campanha, as crianças menores de cinco devem receber as duas doses da vacina, para que possa haver uma boa efetivação do combate. Para isso acontecer, a campanha para a segunda etapa é mais agressiva, no sentido de despertar a atenção da população para a importância da vacinação. Estão sendo divulgadas imagens que mostram os efeitos negativos da poliomielite e não apenas as cenas de crianças sendo vacinadas.
A previsão é que o resultado final da campanha seja divulgado até o fim de agosto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário