Pauta: História do grupo de teatro João Teimoso
Aluna: Polyanna Vieira
Editoria: Cultura
O Grupo João Teimoso é a união da associação cultural sem fins lucrativos (com seus grupos de teatro, dança e música, além do seu Espaço Cultural e Projeto Social), com a produtora cultural Borba Neto Produções Artísticas, fundada desde de 22 de abril de 2001. O nome vem daquele boneco de criança, que todos tentam derrubar e não consegue, este boneco foi fonte de inspiração para este grupo, que enfrentou muitas dificuldades desde a época de sua fundação. Ele tem como fundador o ator e diretor Oseas Borba.
O grupo tem como objetivo difundir a cultura pernambucana para além de nossas fronteiras.
Apartir dessa pauta farei uma pesquisa sobre a história do grupo e sobre os saraus que eles realizam.
http://www.joaoteimoso.com.br/quem_somos.php
Grupo João Teimoso
Rua do Aragão, 27 sala 04 - Boa vista - Recife -Pe
Fone: 4141 5125
quarta-feira, 31 de agosto de 2011
quarta-feira, 24 de agosto de 2011
(In)Exclusão digital
Estamos em mundo com constantes mudanças tecnológicas, em um mundo completamente egoísta onde o que importa é o que será bom a si próprio, não adianta pensarmos em um mudo que exista igualdade a todos, porque isso é ilusão. Com toda essa explosão de tecnologias surgindo a cada dia, parece algo escandaloso e bom para o mundo. Porém o que adianta só os que têm posses terem acesso a esse “Mundo” Pensando nisso, não pode destacar o fato de que poucas pessoas têm acesso às tecnologias.
Diante dessa realidade, observamos que a inclusão digital - é o nome dado ao processo de democratização do acesso às tecnologias da informação – só exista para os que possuam condições financeiras. Por mais tentativas que possam existir para a inclusão aos mais humildes, é impossível ainda afirmar essa “utopia”. Cerca de 75% da população mundial se encontra excluída digitalmente, pode-se dizer que é um alto índice de exclusão. Para que se possa haver realmente uma inclusão se é necessário um computador, acesso a internet e o domínio nesses instrumentos, pois não basta uma aulinha dada na escola se em casa eu não terei acesso a tal ferramenta.
É bastante fácil falar que exista toda uma mobilização para que todos tenham direito, porém não conseguimos enxergar que possa vim há acontecer um dia esse acesso para os excluídos. E o engraçado é a sociedade querendo impor as pessoas que tenham um Ipod, Iphone, tablet... Para está incluso socialmente. Não podemos ficar achando que está tudo bem, que mais do que nunca estamos vivendo uma inclusão digital, porque não estamos.
Retirado de http://tucanodaserra.wordpress.com/2010/03/29/o-mapa-da-exclusão-digital/
Muitos podem até afirmar que com a demanda de Lan houses sendo abertas, isso pode de umuma certa forma haver a inclusão. Será mesmo uma inclusão? Não podemos esquecer par que se tenha uma uma inclusão é preciso ter acesso sempre e não de vez em quando.
quarta-feira, 17 de agosto de 2011
Campanha em combate a paralisia infantil
O Sistema único de Saúde (SUS), iniciou no dia 13 de agosto a segunda fase da campanha de vacinação contra a paralisia infantil. Segundo o Ministério da Saúde (MS), o propósito desse ano é imunizar cerca de 14 milhões de criança, chegando quase aos 100% da meta. Para atingir a meta de imunização, já foram distribuídas 24 milhões de doses.
Todas as crianças menores de 5 anos devem ser vacinadas. E os pais que não puderam levar as crianças, devem procurar alguma unidade de saúde, pois a vacina continuará disponível na rede pública durante o ano todo. A vacina é via oral e encontrada todos os postos de saúde.
Vale salientar que a doença infecto-contagiosa, causada pelo vírus poliovírus e possui três sorotipos. Caso seja infectada, a criança pode adquirir lesões que afetam o sistema nervoso e provocam a paralisia. A contaminação acontece, principalmente, por via oral. Os indivíduos contaminados liberam grande quantidade do vírus nas fezes.
Sendo assim, durante a campanha, as crianças menores de cinco devem receber as duas doses da vacina, para que possa haver uma boa efetivação do combate. Para isso acontecer, a campanha para a segunda etapa é mais agressiva, no sentido de despertar a atenção da população para a importância da vacinação. Estão sendo divulgadas imagens que mostram os efeitos negativos da poliomielite e não apenas as cenas de crianças sendo vacinadas.
A previsão é que o resultado final da campanha seja divulgado até o fim de agosto.
Assinar:
Postagens (Atom)